Entrevista exclusiva com Gabriel Burani

<<

Fantasya

Administrador

Data de registro: Qua Set 16, 2009 3:44 am

Mensagem Qui Set 17, 2009 11:32 pm

Entrevista exclusiva com Gabriel Burani

Imagem
Sobre o autor:
Gabriel Arruda Burani, nasceu em 13 de novembro de 1985, em São Paulo, Capital. Ator, artista plástico e escritor, desde muito cedo desenvolveu uma grande quantidade de obras artísticas - contos, poesias, romances, esculturas, pinturas - participando em concursos, apresentações, exposições e publicações. É formado Psicologo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP - Piracicaba), e durante sua formação publicou diversos textos da área da Psicologia. Em 1993 teve seu primeiro conto "As aventuras de Gum o Gnomo" publicado na antologia de contos daquele ano, no Colégio Nossa Senhora do Morumbi - SP. Em 2005, representou Cerquilho – SP, no Mapa Cultural Paulista, com o conto "O Druida". Em 2007, no 3º Concurso de Contos da UNIMEP, ficou em 4º Lugar, com o conto “A Missão”. Em 2008, publicou o conto "Na Calada da Madrugada", na antologia Caminhos do Medo pela Editora Andross; e durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, publicou seu primeiro romance ficcional Hugo, o Vampiro – As Luzes na Idade das Trevas, pela Editora All Print.

Sobre o livro:
Hugo, O Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas é o primeiro livro que narra a sagra de Hugo Von Sclotstendder, um jovem príncipe que se vê destinado a viver nas trevas, dada sua nova condição de vida: a imortalidade de um vampiro. Em sua busca para controlar e conhecer sua privilegiada existência, Hugo se lança em uma surpreendente missão para encontrar cinco jóias místicas. O leitor é convidado a acompanhá-lo em suas aventuras, recheadas de combates armados, cercos a castelos, donzelas em perigo, jogos, feitiços e encantamentos na Europa na Idade das Trevas. Uma pitada de terror, humor, romance e drama, também marcam os primeiros passos do Príncipe-Vampiro Hugo.
Imagem

Fantasya: Gabriel, quando começou seu interesse por vampiros?
Gabriel Arruda Burani: Desde criança, meus pais tinham costume de contar histórias para mim. Historias fantásticas, com seres e criaturas sobrenaturais sempre foram as minhas favoritas. Meu pai costumava contar histórias de fantasmas, lobisomens, e vampiros. Em geral ele contava no sítio, eu era pequeno e deitava com ele no sofá da sala enquanto ele narrava histórias que ele inventava. Posteriormente, minha mãe descobriu os livros do “Pequeno Vampiro” da alemã Ângela Sommer-Bodenburg. Naquela época, começaram a passar uma novela sobre vampiros na televisão. Isso contribuiu. Sempre gostei de filmes de vampiros, desde criança. Com o tempo comecei a ser mais exigente com os filmes de vampiros, tendo dentre eles alguns favoritos.
Voltando à minha infância, minha mãe me lia as histórias dos livros da Ângela e depois eu gostava de brincar de vampiros com meus primos... isso se manteve até minha pré-adolescência. Tínhamos costume de brincar, nada desta historia de querer ser adultos antes da hora. Numa destas brincadeiras, nasceu o Hugo, um personagem vampiro que eu costumava a criar e recriar quando brincávamos com bonecos ou mesmo com gotas de sangue pintadas no canto da boca e toalhas de banho amarradas no pescoço.

Este tema incita a imaginação das pessoas há bastante tempo, tendo suas pequenas variações de versão para versão. Tem alguma obra em especial que inspirou sua escrita?
Os livros da série “O Pequeno Vampiro” foram grande inspiração para criação do Hugo em 1998, como expliquei na pergunta anterior. Dracula de Bran Stoker, com certeza me fez decidir-me sobre como seriam meus vampiros. Cada autor cria seus próprios vampiros, todos bebem sangue, mas cada autor tem suas particularidades. Eu preferi seguir o mais próximo dos vampiros de Stoker, embora tenha dado a eles meu próprio tempero.

Com o tempo comecei a ter outras experiências literárias, que foram fundamentais para minha inspiração. Sempre gostei de livros que tratem da Idade Média. “Baldolino” de Umberto Eco, contribuiu para que eu me decidisse sobre o estilo de escrita que adotaria para a série do Hugo. “O estranho Misterioso” de Mark Twain mexeu com minha imaginação, alguns anos depois que conclui a primeira versão da história do Hugo, em 2000. Decidi mudar alguns aspectos do livro, e o tornei mais maduro. Depois de ingressar na faculdade, obras da área da psicologia influenciaram muito na criação dos personagens.

Existe alguma personagem que você gosta mais, ou que se identifica com você?
Não existem preferências, embora um personagem ou outro tenha um pouco mais de meus aspectos íntimos que outros. A busca de Hugo, que se iniciou neste primeiro livro foi – e ainda é – algo que me ocorre constantemente. Difícil definirmos quem somos, com dons ou sem eles. Talvez com Hugo quem eu mais tenha identificação.

O primeiro livro da série costuma ser mais fácil de escrever, pois as ideias estão fervilhando na cabeça. Os outros livros estão sendo mais difíceis para você, visto que "Hugo, o Vampiro" é uma série?
Acredito que todos têm um mesmo grau de dificuldade. Por diversos fatores: no primeiro livro, propositalmente, deixei o leitor nas trevas, sem luzes do que poderia ocorrer em algumas situações. Na época que fui escrito tive de planejar o que ocorreria com os personagens em determinadas e futuras situações. Agora, escrevendo os posteriores, devo costurar as idéias, de forma que as perguntas que induzi existirem no primeiro comecem a ser respondidas. Não é fácil decidir se determinada situação deve ser respondida no segundo livro ou em outro. Muitas vezes me peguei dando um novo rumo a uma idéia antiga.

Você tem interesse em escrever outras séries sobre outros temas? Alguma ideia já em mente?
Tenho um projeto guardado, que é bem diferenciado do que estamos acostumados em ler. Posso dizer que é uma série em que pessoas habitam uma ilha incomum, onde o poder mágico, a política e as intrigas de uma família têm grande importância no decorrer da história. A ambição, a família e os preconceitos daquela sociedade – muitas vezes espelho da nossa – são o eixo desta série.

Quanto à temática da época, você achou difícil pesquisar sobre estilo de vida, tecnologias e outras coisas desse período para conseguir montar seu livro de maneira realista?
O realismo é uma responsabilidade grande, mas gosto de ser responsável para que o convite e a viagem do meu leitor a uma época antiga sejam reais. Não é fácil pesquisar, e conciliar idéias e situações reais com a ficção. Hoje em dia, a internet me auxilia em pesquisar material que infelizmente aqui no Brasil não temos acesso. A cada nova descoberta, o realismo de Hugo o Vampiro começa a ganhar mais forma e cor.

A impressão de livros sob o acordo escritor-editora está sendo satisfatório para você? Esta é uma maneira bem mais fácil de ver a obra nas livrarias, embora seja mais difícil em questão de divulgação e distribuição.
Sua frase é verdadeira. O acordo é bom, embora as coisas pudessem melhorar. É uma ilusão achar que se fica rico somente escrevendo. Mas, mais valioso que isso é o reconhecimento dos leitores.

Um livro: “O Estranho Misterioso” – Mark Twain
Uma música: “Volare” Gyspy Kings
Uma das 4 estações: Outono
Um dia especial em sua vida: dia 08/08/08. Dia em peguei meu primeiro do Hugo o Vampiro, da caixa que veio da editora.
Uma frase: “Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.” (Walt Disney)
Um sonho: Ser reconhecido, não por ser filho de alguém ou por ter algo, mas pelo o que criei e pelo o que criarei.

Entrevista feita por e-mails por Marina Avila em 14 de setembro de 2009
Marina Avila
Administradora
Fantasya.com.br
<<

gaburani

Data de registro: Ter Out 20, 2009 1:03 pm

Mensagem Ter Out 20, 2009 1:12 pm

Re: Entrevista exclusiva com Gabriel Burani

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Retornar para Artigos Mix